Home > Seguros > Seguro Coletivo

Seguro Coletivo

Por que contratar um seguro de Vida para os funcionários da Empresa?

O seguro de vida coletivo ou empresarial é aquele contratado por uma empresa, sindicato, ou associação, com o objetivo de assegurar proteção aos seus colaboradores ou associados (ou até mesmo aos seus familiares).

A cobertura mais básica é aquela formatada para casos de morte (natural ou por acidente) ou invalidez (por acidente ou enfermidade), mas há a possibilidade de combinar um conjunto variado e ilimitado de proteções.

Nesse seguro, a empresa é quem ostenta a qualidade de “estipulante” que, em contrato bilateral, atua como a responsável pela negociação das cláusulas (prazos, carências, idade máxima, políticas de reajuste dos prêmios etc.), de forma que o colaborador não tem poder de negociar as cláusulas, sendo apenas incluído na apólice coletiva.

A grande vantagem dessa modalidade de seguro é seu preço mais atrativo em relação a um seguro vida individual, dado que a compra coletiva e o conhecimento prévio do perfil do grupo a ser beneficiado permitem à empresa o alcance de um excelente negócio sob valores bem atrativos.

Assim, como o custo de contratação é relativamente baixo para a empresa, é possível proteger seus profissionais sem muito empenho financeiro e, ao mesmo tempo, estimulá-los no trabalho a partir de um gesto de zelo e responsabilidade social.

Em algumas empresas, que atuam em atividades que expõem colaboradores às situações de risco, adquirir esta modalidade de seguro demonstra não somente que o sócio está disposto a zelar pela equipe, como também, que entende a exposição destes riscos a seus funcionários.

Além disso, os segurados contam com assistências, como funeral e cesta natalidade, em caso de eventos específicos, sem custo adicional.

Qual a diferença entre o seguro de vida individual e o seguro de vida empresarial? Como se dá o custeio do Plano de Seguro de Vida no caso de contratação coletiva?
Diferentemente de um seguro de vida individual, o formato de contratação coletiva não costuma permitir a negociação individual com cada segurado.
Se, de um lado, existe certa rigidez no ato de ingresso a uma apólice padronizada, por outro, os custos do contratante pessoa jurídica (empresa) são claramente mais baixos.

Além disso, quanto maior o número de empregados/colaboradores, maior a possibilidade do empresário negociar coberturas mais atraentes. Tanto o estipulante (empresário) quanto os beneficiários (empregados/colaboradores) ganham com a contratação da cobertura securitária na modalidade coletiva.

O seguro de vida empresarial ou coletivo pode ser ofertado em 3 modalidades de custeio:

• custeio integral por parte da empresa estipulante;
• custeio misto (empregador e empregado);
• custeio integral por parte do funcionário (ingresso facultativo).

O seguro de vida cobre também casos de invalidez ou casos de acidentes pessoais?

Algumas seguradoras possuem produtos bastante completos e variados, com possibilidades de hibridizar coberturas em uma única apólice.
Em alguns casos, por exemplo, o seguro de acidentes pessoais cobre apenas morte ou invalidez decorrentes de acidentes e o seguro de vida, mais completo, pode abarcar morte ou invalidez de qualquer natureza (acidental ou por doença).

Como a diferença de valor, em muitos casos, não é tão grande, é muito mais eficaz para o empregador proteger o empregado e seus familiares a partir de uma apólice mais completa. Inclusive a referida cobertura pode ajudar a empresa a evitar eventuais ações judiciais indenizatórias.

Qual o preço do seguro de vida empresarial?

O preço do seguro de vida pode variar de acordo com o plano, as coberturas e a quantidade de vidas seguradas. Entre em contato conosco e faremos um planejamento completo para sua empresa. Marcaremos data e horário para apresentação personalizada em Power point para a Diretoria ou para pessoa indicada pela empresa. Levaremos conosco nossa equipe de advogados e consultores que poderão tirar todas as suas dúvidas sobre as vantagens da contratação de um Plano de Seguro de vida empresarial.

O seguro de vida para empresas é obrigatório em todos os casos?

Não há, até o momento, qualquer norma ou legislação que imponha ao empregador a obrigação de oferecer um seguro de vida aos empregados.
Chegou a tramitar no Congresso Nacional um projeto de lei (PL nº 3007/2011) que visava obrigar todas as pessoas jurídicas a procederem à contratação desse seguro aos seus funcionários com, pelo menos, cobertura em caso de morte. Contudo, ele foi arquivado.

Além disso, é preciso lembrar que, se a legislação ordinária nada diz ainda sobre obrigatoriedade de concessão de seguro de vida empresarial, o mesmo não pode ser dito em relação a algumas convenções coletivas.

Profissões em que o seguro de vida é obrigatório

Engenharia civil

O cotidiano de um canteiro de obras expõe o trabalhador da construção civil aos mais diversos riscos laborais. Segundo dados da Previdência Social, são quase 100.000 acidentes por ano nesse segmento, o que justifica essa especificação no dissídio coletivo da categoria.

Trabalhadores de limpeza e coleta de lixo

A diversidade de resíduos humanos atraem uma diversidade imensa de insetos, roedores, protozoários e bactérias, de forma que o contato permanente do trabalhador aumenta consideravelmente os riscos de doenças como febre tifoide, leptospirose, enfermidades pulmonares, conjuntivites e outros diversos tipos de patologias. O risco de doenças incapacitantes impõe a necessidade de proteção plena aos funcionários da área.

Motoristas

Os motoristas estão sujeitos a inúmeros acidentes de trânsito no seu cotidiano laboral. A direção por longas horas por dia aumenta os risco de acidentes, mas também o de muitas doenças ortopédicas e psicológicas. Além disso, infelizmente, os motoristas estão sujeitos a um alto índice de assaltos ( com risco de vida, inclusive).

Quais as principais recomendações às empresas que já cogitaram a possibilidade de contratar um seguro de vida empresarial?

A questão central, na administração de recursos humanos, é que as pessoas são movidas a incentivos, vantagens e reconhecimento. As altas performances dos funcionários, nível de satisfação geral e a alta produtividade são reflexos diretos do nível de recompensas que têm por suas dedicações. O gestor que ignora esse tipo de liderança moderna, invariavelmente, amarga insucessos na gestão.
Quando o empregado está ciente da valorização que a empresa dá ao seu trabalho, os resultados na produtividade são incontestáveis. Demonstrações de cuidado com a saúde, a qualidade de vida e a higiene psicológica no ambiente de trabalho dão sinais ao funcionário de que a empresa deve ser tratada com respeito, cuidado e dedicação.

Os níveis dos candidatos às vagas da empresa aumentam exponencialmente quanto mais vantagens são oferecidas. Planos de saúde; auxilio refeição; seguros são exemplos de vantagens que são levadas em conta quando o funcionário recebe propostas de outras empresas concorrentes. O seguro de vida empresarial, portanto, entra como um item poderoso nesse sistema de reconhecimento como recompensa.

É cediço que, no mundo dos negócios, na maioria das vezes, um pequeno detalhe faz toda a diferença.

O seguro de vida empresarial dá retorno em saúde, produtividade e reconhecimento por parte do funcionário, além de classificar a empresa como garantista e preocupada com o bem estar dos seus funcionários, podendo elevá-la no plano do Marketing concorrencial e, ainda, reduzir eventuais despesas com assistências diversas aos funcionários em casos de sinistros.

Certamente, uma empresa que contrata seguro coletivo (mesmo com coparticipação) será tratada de forma completamente diferente em juízo no caso de alguma ação indenizatória por culpa em acidente trabalhista.

Vantagens Seguro Coletivo

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur
Simule seu seguro aqui

Solicite uma CONSULTORIA ESPECIALIZADA

    Prosseguir >

    • 01

    • 02

    • 03

    • 04

    Prosseguir >

    • 01

    • 02

    • 03

    • 04

    Prosseguir >

    • 01

    • 02

    • 03

    • 04

    • 01

    • 02

    • 03

    • 04