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Os principais erros na contratação de um seguro de carro

Por que devo fazer cotações anuais de seguro para o meu carro, se já tenho uma seguradora e basta renovar o contrato vigente? Posso pagar menos na contratação de nova seguradora?

 

Fonte: q360 Serviços de Informação e Tecnologia Ltda.

 

 

Por:  Fernanda Carvalho Campos e Macedo – Sócia Presidente da Security Previ LTDA; Consultora e Corretora de Seguros (habilitada e com registro da SUSEP); Bacharel em Direito; Advogada; Especialista em Direito Securitário e Previdenciário; Especialista em Direito Público; Trabalho e Processo do Trabalho; Professora, palestrante e Conferencista; Graduanda em Ciências Contábeis; Co-autora do Livro:  Ônus da prova no Processo Judicial Previdenciário- Editora Juruá, 2018. (Currículo resumido)

 

Palavras chave: Seguro de automóvel; Seguro de carro; cotação; Juiz de Fora; cotações anuais; seguradoras; como pagar menos; descontos; seguro de carro mais barato; franquia.

 

Seja o seu primeiro veículo ou aquela troca pelo modelo que sempre sonhamos, o fato de adquirir um automóvel é sempre uma grande conquista. Para alcançar esse sonho, contudo, é preciso percorrer um extenso percurso, que passa por uma boa disciplina financeira, por cálculos sobre os custos após aquisição e pela escolha do modelo ideal.

 Depois de toda a luta, pense na possibilidade de perder tudo e, em alguns casos, ainda ter que indenizar alguém por um prejuízo gerado com uma colisão, por exemplo?  Uma dor de cabeça e tanto, não acham? Por isso é tão importante contar com um seguro de automóvel!

 

Antes de entrarmos no assunto sobre “Por que devo fazer cotações anuais do seguro do meu carro, se já tenho uma seguradora?” , você precisa conhecer os principais erros das pessoas na contratação de um seguro de carros. Vamos abordá-los, conforme os itens abaixo:

 

Não pesquisar corretamente as corretoras existentes em sua cidade

Pesquisar antes de contratar qualquer produto ou serviço é o primeiro passo para manter sua vida financeira em ordem. Por isso, antes de decidir qual seguro você vai contratar, você terá que conhecer as diferentes corretoras atuantes na sua região.

É preciso “ficar de olho” se os serviços ofertados pela corretora se resumem a uma simples “cotação de preços” ou se há uma verdadeira consultoria sobre a liquidez das seguradoras; os tipos de vantagens e ofertas; o índice de reclamação das pessoas sobre cobertura de sinistros entre outros fatores que podem facilitar, sobremaneira, a sua decisão sobre qual será a seguradora que lhe oferecerá o melhor custo benefício.

Na Security Previ você conta com atendimento especializado. Nossa equipe tem sólida formação em contratos e conhece a fundo as seguradoras com quem trabalha. Para cada tipo de demanda, temos um “conselho” diferente. Aqui, cada cliente é tratado de forma particular e individualizada.

Não se informar, corretamente, sobre o valor da franquia

De maneira geral, um seguro de carro é contratado mediante um pagamento anual que pode ser dividido em mensalidades, conforme interesse do contratante. Entretanto, esse não é o único valor que o segurado precisa arcar para quando precisar acionar a seguradora em função de um sinistro. Em casos de colisões (batidas), por exemplo, é preciso fazer o pagamento da franquia.

Erro de dimensionamento da Cobertura Securitária

É muito importante que, no contrato do seguro do carro, estejam descritas em quais circunstâncias cabe à seguradora fazer o pagamento ou o reembolso referente a cobertura securitária total, os gastos com eventualidades e, ainda, todos os serviços estão disponíveis dentro do pacote.

Tem muita gente que não observa pontos importantíssimos do contrato. Um deles é a opção pelo carro reserva, algo de suma importância para quem tem uma vida corrida e não pode ficar “a pé” por um dia sequer. E esse tipo de cobertura adicional impacta no valor do seguro? Sim, mas em alguns casos o custo-benefício vale a pena. É preciso saber as condições de cada um. Se a pessoa, por exemplo, já tem um segundo carro em casa, pode ser que não seja interessante contratar essa cobertura extra não é mesmo?

Omissão da verdade na hora da celebração do contrato

As seguradoras são bastante rígidas na cobrança do cumprimento das clausulas contratuais. Isso, pois, o preço dos serviços e da franquia é estabelecido conforme os perfis e hábitos de consumo dos segurados, que aumentam ou diminuem os riscos da ocorrência de sinistros. Por isso, ter um condutor adicional em idade de risco, usar o veículo no período noturno com frequência ou para trabalhar em locais afastados, entrar em áreas de alto risco de roubos, entre outros, encarece o seguro de carros.

Na hora da contratação, sabendo do “encarecimento” do seguro, é comum observarmos a tentação de omitir certas informações para reduzir valor do orçamento. Não aconselhamos e explicamos ao cliente, sempre, as implicações das suas eventuais omissões. É claro que tudo deve ser olhado com seus detalhes e particularidades. Existem casos, por exemplo, em que o pai não é de emprestar o carro ao filho, mas uma única vez que emprestou, ocorreu o sinistro. É preciso diferenciar isso do uso contínuo do carro para fins de adimplência com as cláusulas contratuais e o dever da seguradora da cobertura.

A nossa recomendação é que o cliente mantenha sempre a sua consciência tranquila ao oferecer todas as informações solicitadas de forma correta, garantindo que seu seguro de carros poderá ser usado em qualquer situação, sem qualquer resistência por parte da seguradora.

Não atualizar ou corrigir as informações cadastrais

As informações cadastrais atualizadas junto às corretoras e seguradoras são de suma importância para que se evite problemas futuros na hora de pleitear uma cobertura. As seguradoras costumam cobrar a fiel observância dos seus contratos e, por isso, é necessário estar atento à obediência das cláusulas contratuais. É claro que muita coisa é judicializada por “erros de interpretação”, mas ninguém quer ter que passar pela “dor de cabeça” de uma demanda judicial para receber uma cobertura securitária não é mesmo?

Por que devo fazer cotações anuais do seguro do meu carro, se já tenho uma seguradora e bastando renovar o contrato vigente?

A princípio, é bastante comum que a nossa vida tenha algumas mudanças de tempos e tempos e, nesse contexto, o nosso seguro de automóvel não passa ao largo. A vontade de trocar de seguradora pode ser motivada por diversos fatores, mas o mais comum é a questão do preço e dos benefícios das apólices de seguro ofertadas no mercado.

Já identificamos muitos casos em que a pessoa contratou um seguro diretamente na seguradora sem que um agente especializado tivesse feito uma análise adequada dos demais produtos e serviços oferecidos pelo mercado e a pessoa estava pagando muito mais do que deveria e com cobertura muito aquém da devida.

A solicitação de novas cotações em número variado de seguradoras e uma nova cotação na mesma seguradora pode proporcionar grande economia para o segurado.

Quando estamos fazendo esses tipos de cotações e verificamos notórias vantagens em outra seguradora, sob autorização do cliente, entramos em contato com a seguradora do contrato atual e pedimos um endosso de cancelamento (um documento que contém todas as informações necessárias sobre perfil do segurado e o cancelamento da apólice). Sempre solicitamos a documentação completa, incluindo aquela que comprova a classe de bônus (este documento que garantirá um bom desconto na contratação de uma nova apólice de seguros em outra seguradora).

O momento mais indicado para realizar novas cotações para eventual  mudança de seguradora é o período de renovação do contrato. Nesse momento, você não vai precisar fazer nenhum endosso. Nós fazemos as novas cotações e, de forma concomitante, esperamos a apólice chegar ao fim e já iniciamos com a nova cobertura, se for o caso.

O bônus do seguro nada mais é  que um tipo de “premiação” oferecida ao segurado, referente ao não acionamento do seguro, para a cobertura de sinistros. A cada ano de seguro renovado sem que tenha ocorrido algum sinistro, o bônus aumenta em um ponto. Pera aí, ainda fiquei com uma dúvida: Será que eu, trocando de seguradora, não perco o meu bônus do seguro anterior mesmo? Me explique direitinho para que eu fique “seguro”

Cada ponto faz com que o segurado receba uma porcentagem específica de desconto na contratação da proteção para o carro.  Mas lembre-se: o bônus do seguro auto está ligado ao CPF do motorista e não ao carro ou a uma seguradora específica.

Então, podemos dizer com tranquilidade que se você trocar de seguradora, ainda vai contar com a sua porcentagem de desconto na nova empresa contratada. E mais: a mesma coisa se aplica se você trocar de veículo.

Uma observação, porém, é importante: cada ponto de bônus pode ter porcentagem diferente entre as seguradoras. Vamos a um exemplo:  se na seguradora X seus 3 pontos valem 20% de desconto, eles podem valer 25% na seguradora B, ou vice e versa. Por isso, é necessário que observemos bem estes detalhes para lhe prestar a melhor assessoria possível por ocasião da eventual troca.

 

Consigo pagar menos e manter os benefícios ou melhorá-los na contratação de uma nova seguradora?

Sim, há muitos casos em que você consegue bons descontos e ampliando, inclusive, a cobertura. Entretanto, para que você possa pagar um valor menor na contratação de uma nova seguradora, existem alguns pontos que observamos e que vale a pena na maioria dos casos, são eles:

  • Nós fazemos a cotação completa no máximo de seguradoras possíveis, destacando, porém, aquelas que tem maior confiabilidade no mercado e que são conhecidas por serem adimplentes e menos burocráticas no pagamento da cobertura em caso de sinistros;
  • Sempre verificamos as seguradoras líderes de mercado e que oferecem descontos e vantagens exclusivas para novos clientes;
  • Temos parcerias com empresas que instalam equipamentos antifurto no seu carro, como rastreador, bloqueador e alarme. Eles fazem o valor da apólice reduzir consideravelmente;
  • Em alguns casos, indicamos as opções de maior valor de franquia. Como já dissemos, a franquia é o valor que você vai quitar após um sinistro, para reparar o veículo. Se você tiver um perfil de baixo risco e contratar um seguro com franquia maior, seu seguro sairá mais barato ao final.
  • Fazemos uma análise detalhada para que você possa optar pelas coberturas que, realmente, precisa. É bom que o seguro seja o mais completo possível. Mas por que você contrataria uma cobertura contra inundação, por exemplo, se você só dirige na sua própria cidade e ela nunca teve problemas com isso?

 

Eu ainda tenho uma dúvida: Já contratei, no passado, com outra corretora de seguros. Posso mudar?

No plano da ética, nunca recomendamos que as pessoas troquem de prestador de serviço se este foi bem feito e se a pessoa se sentiu bem atendida. É regra de mercado, entretanto, que os fornecedores de serviço tratem muito bem os seus clientes para que não os percam para concorrência. Por isso, só aconselhamos a troca de corretora se, de fato, a pessoa não se sentiu tão bem atendida, houve alguma falha na prestação dos serviços ou mesmo a pessoa queira experimentar algo diferente que possa lhe gerar alguma vantagem econômica. Lembre-se:  você não é obrigado a permanecer com um serviço que não lhe atende como você gostaria ou como precisa.

Se você está satisfeito com seu seguro, mas não com os serviços de corretagem que vem recebendo, não há razões para se preocupar. Basta fazer uma pesquisa entre as corretoras de seguro disponíveis no mercado, verificar qual delas possui o melhor perfil, qual lhe passou mais confiança para suprir suas necessidades e pronto: troque, se for o caso.

É claro que, no nosso espaço de publicidade, tentamos demonstrar nossa expertise e te apresentar o que temos de melhor. Não é por isso, porém, que romperemos com a ética para que você deixe o nosso concorrente e passe a contratar conosco. Se ele for bom no que faz, se fez tudo direitinho e lhe atendeu bem, nossa dica é que permaneça com ele. Entretanto, para que você possa ter um parâmetro confiável, não poderíamos deixar de convida-lo a conhecer os nossos produtos e serviços, bem com o nosso atendimento. Será sempre um prazer recebe-lo.

 

Conclusão

Depois de ter lido nosso texto, cremos que você já tenha alguma noção sobre o porquê de fazer novas cotações para o seu seguro de carro.

Mas se você ainda tem dúvidas e queira uma consultoria especializada, nós fazemos para você. Saiba mais clicando aqui!

Lembre-se que um erro na contratação do seu plano de seguros pode lhe dar grandes “dores de cabeça” no futuro.

 

       

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