Por: Fernanda Carvalho Campos e Macedo – Sócia Presidente da Security Previ LTDA; Consultora e Corretora de Seguros (habilitada e com registro da SUSEP); Advogada; Especialista em Direito Securitário e Previdenciário; Especialista em Direito Público; Trabalho e Processo do Trabalho; Professora, palestrante e Conferencista; Graduanda em Ciências Contábeis; Co-autora do Livro: Ônus da prova no Processo Judicial Previdenciário- Editora Juruá, 2018
Palavras chave: Previdência Privada; Juiz de Fora; Previdência Complementar; Planejamento previdenciário; Planejamento securitário PGBL; VGBL; Resgate.
Por que se preocupar com imprevistos se você pode se prevenir contra eles?
Após as micro e macrorreformas da Previdência Social Brasileira, o ramo de seguros e de previdência privada se tornou um mercado ainda mais procurado pelos brasileiros que querem manter um padrão de vida aproximado ao que tem na ativa quando estiver aposentado ou mesmo para a proteção em relação a infortúnios imprevisíveis como o que ocorre no caso de doenças graves que acabam incapacitando o cidadão para o trabalho.
É, realmente, difícil saber ou prever se seremos vítimas de alguma doença grave. Sendo assim, a contratação de um seguro para o caso de ocorrência daquelas doenças pode ser a solução para tal imprevisibilidade. Mesmo com uma vida saudável e com cuidados, algumas pessoas podem ser acometidas e terem muitas dificuldades para manter o padrão de vida de outrora.
Sabendo disso, a cobertura para doenças graves prevê amenizar os efeitos dessas situações e manter o padrão de vida familiar proporcionando mais segurança e tranquilidade durante esses momentos.
Mas o que é a cobertura de doenças graves?
A cobertura de doenças graves é um tipo de cobertura acessória ao seguro de vida – ou seja, de contratação opcional, mas bastante recomendada.
Com ela, o segurado recebe 100% do valor contratado caso seja diagnosticado com alguma doença grave. A seguradora pode admitir, conforme o contrato, arcar com os custos de tratamentos, consultas, medicamentos, entre outros ou mesmo indenizar os eventuais gastos tidos pelo segurado.
Vale ressaltar que esta cobertura securitária não é um reembolso de despesas médicas e poderá ser utilizada da forma que o segurado preferir.
Tal cobertura para doenças graves é realmente importante?
Infelizmente, muitas estatísticas demonstram que milhares de brasileiros serão diagnosticado com câncer; AVC; Cardiopatia Grave; nefropatias entre outras e que 1(um) a cada 6( seis) infartos acontecerá com alguém entre 20 e 40 anos.
Uma doença grave pode acometer tanto jovens como adultos e idosos. Muitas vezes essas pessoas são responsáveis pelo sustento da família. Dessa forma, o seguro para doenças graves pode ser essencial, pois um evento inesperado desses pode prejudicar a estabilidade financeira de todo o grupo familiar.
E os jovens, precisam se acautelar? Como sabemos, existem um grande número de doenças graves que acometem pessoas de todas as idades. A mais comum é o Câncer. Assim, recomenda-se que os mais jovens também se acautelem. Para pessoas mais novas, esse seguro serve como um suporte financeiro no tratamento dessas doenças. Evitando assim, o comprometimento da renda familiar.
A cobertura de doenças graves é indicada para todos os segurados entre 18 e 65 anos – especialmente por não ter um custo tão elevado e garantir uma boa segurança em momentos difíceis da vida.
Coberturas do seguro de vida para doenças graves
Cada Seguradora dispõe de um pacote de doenças contempladas pela cobertura securitária. É preciso, contudo, ter muita atenção à proposta comercial e, especialmente, ao contrato e suas clausulas. A consultoria da Security Previ é completa, nesse sentido. Fazemos um parecer completo para os nossos clientes sobre os principais aspectos contratuais propostos por cada segurada, indicando aspectos de liquidez, adimplência em caso de sinistros, estatísticas de reclamações e, ao final, sobre o “preço”. O segurado precisa estar bem informado antes de decidir qual o melhor custo-benefício na contratação do seu plano. Muitas vezes, a variação de valores dos planos se deve ao número de doenças cobertas (existem planos que cobrem 5 doenças e planos que cobrem até 17 doenças); ás exceções de coberturas entre outros. Veja abaixo as principais doenças graves contempladas na maioria dos planos de seguro:
Para cada doença existem carências (tempo mínimo no plano) aplicadas que normalmente variam de 90 até 180 dias.
Como receber a indenização do seguro?
Depois do diagnóstico de alguma das doenças graves, que é coberta pelo seguro de vida, é necessário que o segurado informe à seguradora a ocorrência do sinistro ensejador da cobertura contratada.
Geralmente, é necessário apresentar o relatório médico e/ou exames que indiquem e atestem a condição do paciente para comprovar a ocorrência da doença. Através desse documento, cada seguradora irá realizar os procedimentos próprios de acordo com suas regras, mas balizadas pelas normas legais e dos regulamentos das Agências Reguladoras.
A indenização ocorre, normalmente, em até 30 dias após diagnóstico e a apresentação dos documentos necessários. Mas é preciso estar atento e bem assessorado na hora de entregar a documentação para a seguradora. A Security Previ, tendo sido a empresa que indicou a contratação do plano, assegura a prestação de informações em todas as fases do processo, inclusive quando da ocorrência do sinistro e da busca pela cobertura securitária junto à seguradora.
Qual o limite de idade para ter um seguro para doenças graves?
As maioria das seguradoras estabelecem um limite de idade para a contratação e utilização desse produto. Esse limite costuma variar entre 65 e 70 anos. A cobertura também se exaure após a primeira utilização, ou seja, caso ocorra o diagnóstico por duas doenças amparadas pelo contrato – a indenização não será paga em duplicidade. Da mesma forma, a cobertura securitária se encerra quanto o segurado completa a idade limite constante no contrato.
Quanto custa a cobertura securitária para doenças graves?
O valor desta cobertura varia de acordo com a idade do segurado e a seguradora, mas quanto mais jovem for o segurado, menor será o custo do contrato. Além disso, no momento da contratação, na maioria dos casos, será necessário juntar uma Declaração Pessoal de Saúde, não sendo possível contratar o seguro para condições de saúde pré-existentes.
Qualquer pessoa pode contratar a cobertura de doenças graves?
Desde que esteja entre a faixa etária aceita na Seguradora e que esteja em boas condições de saúde no momento da contratação (condições estas a serem ratificadas pela Declaração ou por outros documentos exigidos pela seguradora) – qualquer pessoa poderá fazer a contratação desta cobertura.
Quais as Seguradoras que atuam com a cobertura de doenças graves?
Diversas Seguradoras comercializam essa cobertura junto com o seguro de vida. Nós, da Security Previ, somos parceiros comerciais das melhores seguradoras do país e fazemos a assessoria completa para contratação do seu plano de seguros. Não se trata apenas de uma cotação e sim de uma verdadeira consultoria personalizada.
Quer saber mais sobre o seguro de vida com cobertura para doenças graves? Então, solicite uma avaliação personalizada para você e sua família.